Por: Erika Fraga
Fotos: Divulgação
Brincadeira de criança, planos de gente grande. Assim como boa parte das estilistas, a moda entrou na vida de Raquel Dias, 28 anos, como uma brincadeira. Quando criança, umas das suas maiores diversões eram fazer roupas para bonecas e aos oito anos, suas confecções caíram no gosto das criançadas, que começaram a pedir as roupinhas em troca de pipoca, confeito, pirulito, todos os doces que fazem a cabeça da meninada. “A repercussão foi tão positiva que a minha mãe adorou a idéia e me matriculou em uma aula de bordado, depois tentei fazer crochê, mas como eu sou canhota senti muita dificuldade em aprender”, recorda Raquel.
Dona de uma personalidade forte, agitada e com muita alegria, Raquel afirma que a essência da moda é o talento, e isso a pessoa já traz dentro de si, o que precisa fazer é estudar para lapidar esse talento. Por isso em 2001 ela fez o curso de técnicas de estilismo no SENAC. “O curso me deu uma boa base de planejamento, conheci pessoas bacanas com idéias novas. Depois do curso passei desenhar roupas para pessoas próximas, e também confeccionei bolsas”, conta.
Há um ano e meio a estilista resolveu mergulhar a fundo e investir no mundo da moda, para isso ela criou By Kekel, uma marca de roupas inicialmente voltada para moda praia “comecei a criar uma coleção de saídas de praia bordadas com inspiração na natureza, foi um sucesso”, diz. Na composição das peças estão vestidinhos, batas e blusas. Com as cobranças cada vez maiores Raquel decidiu ampliar o seu leque de produção fazendo coleções de camisetas bordadas de algodão, vestidos e camisas masculinas. O carro chefe da By Kekel são as baby-looks customizadas com imagens de gatos, bonecas, corações, borboletas e flores. “Os vestidos customizados, sejam longos ou curtos não param em casa, são muito procurados”, comenta Kekel, que faz questão de atender seus clientes da melhor forma possível.
Por trás de cada peça existem várias histórias que são resgatadas do passado, do presente e do futuro. Revela Raquel que o seu maior prazer está na produção de camisas, pois cada peça traz uma história e uma essência. E foi um amigo chamado Tiago que despertou nela a vontade de pintar histórias nas camisas. Ela conta, que a camisa que mais gostou de fazer surgiu de uma simples conversa ao telefone “O meu amigo Tiago é do interior e tem um sotaque bem puxado, e sempre que ele queria dizer que uma coisa não tem nada haver com a outra ele usava a expressão: Uma coisa é um padre, um menino e um jegue, outra coisa é um pneu de caminhão. Então eu desenhei justamente o que ele sempre falava que era a sua marca registrada”, e acrescenta “Ele adorou a camisa, e eu fiquei muito feliz com a reação positiva dele”. Conclui.
Quando o assunto é inspiração a artista diz que é influenciada pelas obras do pintor Romero de Brito “Amo o trabalho de Romero, é tudo bem colorido, alegre, então eu uso como base a alegria das suas cores, as histórias dos meus clientes e represento tudo em uma pintura usando a xilogravura.
Quanto ao processo criativo, a estilista revela está de olho nas tendências, sempre assistindo desfiles, lendo revistas, porém o que fortemente visível é a influência da cultura nordestina. “O flash da minha imaginação criativa vem do nada. Eu costumo dizer que o meu cérebro não dá o descanso ao meu corpo, por que o meu corpo está cansado, mas a minha a cabeça tá funcionando, montando idéias.”, explica a artista, que atribui o sucesso de suas coleções ao carinho, dedicação e os mínimos detalhes de cada peça que são exclusivas.
Bay Kekel
9785 1833 / 8832 6016 / 8876 4948
bykekel@hotmail.com / Orkut: bykekel@gmail.com / vibeflog.com/bykekel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui sobre essa Postagem